Depois de tantas viagens, degustações, salões de vinho e restaurantes e paisagens as fotos e as dicas foram se acumulando... nada melhor que um blog para organizar e compartilhar tudo isso com outros viajantes que curtam a mesma filosofia de vida... a BOA!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Isle-sur-la-Sorgue, cidade dos antiquários na Provença

Esta é uma cidadezinha charmosa que não pode faltar na sua viagem à Provença, principalmente se você gostar de antiquários. Essa cidade foi juntando ao longo dos últimos 40 anos comerciantes que trabalhavam com esse tipo de produto e hoje em dia eles são a maioria fazendo uma charmosa mistura como os produtos locais. Isle -sur-la-Sorgue representa o 3° maior entro de antiquários do mundo!



Isle-sur-la Sorgue conta ainda com outro particular não menos interessante, os canais. A cidade se desenvolveu sobre o rio Sorgue, (por isso o nome "Ilha sobre o Sorgue") e é conhecida nas redondezas como a "Veneza campestre".



Por toda a cidade vemos inúmeros moinhos que no passado eram a verdadeira locomotiva da cidade, a população se servia para a fabricação de quase tudo, do  papel à farinha!


Nome de famosos que também se encataram com esta cidade: Petrarca, Boccacio, Châteaubriand, Frédéric Mistral e René Char.



Os "marchés", ou feiras, também são uma atração. 
Paes, queijos, frutas, lavandas, "santons"... as opções e cores são infinitas, visitantes vêm de longe para participar desta verdadeira "festa" a céu aberto.


Dias de mercado:
quinta-feira de 6:00 as 14:00
domingo de 6:00 as 14:00 (o mercado domenical de Isle-sur-la-Sorgue é um dos mais visitados da frança, ou seja chegue cedo ou vai estacionar longe...)

Uma vez por ano, no primeiro domingo de mês de agosto, acontece o "Marché Flottant" ou mercado flutuante. Todos os comerciantes chegam com seus barquinhos e a venda se faz diretamente alí, como no passado!

Chambre d'hôtes (bed & brekfast) de charme que recomendo:
Le Bosquet en Provence www.lebosquetenprovence.com
La Maison sur la Sorgue  www. lamaisonsurlasorgue.com

Não deixe de tomar um café no centralíssimo "Café de France" ou saborear as delícias dos restaurantes "Jardin du Quai" e "Le Moulin".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!