A Alsácia foi, desde sempre, uma região disputada entre a França e a Alemanha fazendo com que a cultura local, gastronomia e mesmo seu dialeto se desenvolvessem de uma forma única, com pitadas de cá e punhados de lá. A partir do fim da II Guerra Mundial a Alsácia foi declarada francesa mas nem por isso deixou seus costumes de lado.
Catedral e centro de Mulhouse, um dos grandes centros urbanos da região da Alsácia.
A prefeitura (abaixo) toda decorada com "trompe l'oeil".
Se você curte carros antigos visite o "Musée de l'Automobile" em Mulhouse, um dos maiores da França nessa categoria.
www.collection-schlumpf.com/fr/schlumpf/
Colmar, a cidade mais procurada pelos turistas pelo seu centro histórico de contos infantis.
As casinhas, que parecem de boneca, são todas pintadas de cores diferentes e super bem mantidas, um charme!
Seguindo pela "Route des Vins" passamos por inúmeras cidadezinhas charmosas e dignas de varias paradas para fotos, entre elas esta o vilarejo de Riquewihr situado bem no coração da Alsácia vinícola.
A Alsácia é produtora de excelentes vinhos brancos, as castas principais são o riesling, o pinot blanc, o gewurztraminer, o sylvaner e o pinot gris (antigamente chamado de tokai).
As denominações de origem controlada (AOC - appellation d'origine controlée) são divididas em 5 categorias: AOC Alsace, AOC Crémant d'Alsace, AOC Alsace Grand Gru, AOC Alsace Vendanges Tardives (colheitas tardivas), AOC Alsace Séléction de Grains Nobles (colheita tardiva enriquecida da podridao nobre "Botrytis Cinerea" como os vinhos de Sauternes).
A cegonha é o símbolo da Alsácia. Elas estão por toda parte e formam seus ninhos nas torres e chaminés das cidades.
Espetáculo a parte da natureza no Outono...
O Castelo de Haut-Koenigsbourg é outra visita obrigatória. De la de cima a vista da famosa "Floresta Negra", já território alemão, é estonteante! Vale a pena.
Strasbourg é a capital da região e a maior cidade da província. Centro urbano ativo, cheio de vida, centro universitario importante e pólo industrial significativo. Mesmo assim Strasbourg consegue preservar seu lado histórico, ruelas e bairros no autêntico estilo Alsaciano.