Depois de tantas viagens, degustações, salões de vinho e restaurantes e paisagens as fotos e as dicas foram se acumulando... nada melhor que um blog para organizar e compartilhar tudo isso com outros viajantes que curtam a mesma filosofia de vida... a BOA!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Saint Vincent de Savigny

Todo ano o santo padroeiro do vinho e das vinhas, São Vincente, muda de "casa" e isso é comemorado logicamente com festa, missa e muito vinho!

O dia começa as 9 da manhã no domaine (vinícola) que acolheu a estátua do santo durante todo o ano passado. Chegam todos os participantes (todos vinicultores) e tomamos o café da manha juntos.

Então começa o cortejo até a igreja. O vinicultor que até então hospedava o santo vai na frente liderando a procissão e aquele que receberá a imagem vai atrás.




A missa feita em homenagem ao Saint Vincent começa.


Na saída da igreja Michel, do domaine Ecard, lidera a procissão até a sua vinícola, e lá começa o aperitivo!


Depois de uma degustação de seus vinhos, degustamos 9 sempre da apelação de Savigny-lès-Beaune, o ambiente fica mais festivo e as bochechas ficam mais "coradas"...


Hora de almoçar, e lá vem o santo com a gente! Mis en bouche, entrada, primeiro prato, segundo prato, queijos e sobremesa, tudo isso regado as 82 garrafas dos melhores vinhos de Savigny para 60 pessoas!


Saimos do restaurante as 5:30 da tarde, isso mesmo 5 horas à mesa (!) direto em direção a uma outra vinícola, Domaine Pavelot, que nos recebe para uma segunda degustação, maravilhoso!



Eh a vez do Domaine Dubreuil convidar todo mundo "chez lui" para uma última degustação do dia, ou melhor da noite. Final da festa 23:00!!! E viva o Saint Vincent ; )