Depois de tantas viagens, degustações, salões de vinho e restaurantes e paisagens as fotos e as dicas foram se acumulando... nada melhor que um blog para organizar e compartilhar tudo isso com outros viajantes que curtam a mesma filosofia de vida... a BOA!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Château Le Bon Pasteur

Esta é uma vinícola muito conhecida simplesmente pelo fato de pertencer à família de Michel Roland, este enólogo mundialmente requisitado e que foi o centro das atenções do filme "Mondovino" (de Johnatan Nossiter). Anjo e demônio, criticado por uns e idolatrado por outros este homem soube como criar seu império no mundo do vinho e hoje conta uma uma "coleção" de mais de 10 vinícolas pelo mundo afora.


 Michel Roland entre as barricas de seu château. Esta foto não foi tirada por mim mas coloquei para ilustrar o personagem.


O Château "Le Bon Pasteur" pertence a família Roland desde 1920 e esta sob o comando de Michel Roland desde 1978.  Produzem um único vinho chamado "Château Le Bon Pasteur", apelação Pomerol (80% Merlot e 20% Cabernet franc) - a primeira garrafa da foto.




 A "coleçao de vinhos e vinícolas de Michel Roland"



Degustação às cegas de algumas safras do château. Realmente excelente.


Aquisição mínima de 6 garrafas. Preço aprox 50-70 euros por garrafa (dependendo da safra). 
Vale a pena!




sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Alsácia

A Alsácia foi, desde sempre, uma região disputada entre a França e a Alemanha fazendo com que a cultura local, gastronomia e mesmo seu dialeto se desenvolvessem de uma forma única, com pitadas de cá e punhados de lá. A partir do fim da II Guerra Mundial a Alsácia foi declarada francesa mas nem por isso deixou seus costumes de lado.
Catedral e centro de Mulhouse, um dos grandes centros urbanos da região da Alsácia.
A prefeitura (abaixo) toda decorada com "trompe l'oeil".
Se você curte carros antigos visite o "Musée de l'Automobile" em Mulhouse, um dos maiores da França nessa categoria. www.collection-schlumpf.com/fr/schlumpf/




Colmar, a cidade mais procurada pelos turistas pelo seu centro histórico de contos infantis.
As casinhas, que parecem de boneca, são todas pintadas de cores diferentes e super bem mantidas, um charme!




Seguindo pela "Route des Vins" passamos por inúmeras cidadezinhas charmosas e dignas de varias paradas para fotos, entre elas esta o vilarejo de Riquewihr situado bem no coração da Alsácia vinícola.

A Alsácia é produtora de excelentes vinhos brancos, as castas principais são o riesling, o pinot blanc,  o gewurztraminer, o sylvaner e o pinot gris (antigamente chamado de tokai).
As  denominações de origem  controlada (AOC - appellation d'origine controlée) são divididas em 5 categorias: AOC Alsace, AOC Crémant d'Alsace, AOC Alsace Grand Gru, AOC Alsace Vendanges Tardives (colheitas tardivas), AOC Alsace Séléction de Grains Nobles (colheita tardiva enriquecida da podridao nobre "Botrytis Cinerea" como os vinhos de Sauternes).

A cegonha é o símbolo da Alsácia. Elas estão por toda parte e formam seus ninhos nas torres e chaminés das cidades.
Espetáculo a parte da natureza no Outono...
O Castelo de Haut-Koenigsbourg é outra visita obrigatória. De la de cima a vista da famosa "Floresta Negra", já território alemão, é estonteante! Vale a pena.


Strasbourg é a capital da região e a maior cidade da província. Centro urbano ativo, cheio de vida, centro universitario importante e pólo industrial significativo. Mesmo assim Strasbourg consegue preservar seu lado histórico, ruelas e bairros no autêntico estilo Alsaciano.